quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Cultura - O que é? O que se entende? *


“Desde os primórdios até hoje em dia
 
o homem ainda faz o que o macaco fazia...” (Homem Primata)
Coco de Roda do Mestre Benedito em apresentação na Festa das Neves- João Pessoa, agosto/2008 - Foto:Lilia Tandaya
Coco de Roda do Mestre Benedito em apresentação na Festa das Neves- João Pessoa, agosto/2008 - Foto:Lilia Tandaya
Canta o grupo Titãs, dizendo que continuamos fazendo o que fazíamos no princípio... Isso é cultura, o que fazemos, dizemos, nossa linguagem, o que acreditamos, nossas crenças, expressões artísticas, manifestações sociais, comportamento, hábitos, o que cultivamos... 

Quando falamos de cultura falamos também de representação simbólica, da (re)produção de sentidos, da nossa identidade como indivíduo e como grupo social.

Vivemos em evolução cultural, transmitindo nossas tradições, nossos símbolos, de uma geração para outra, como seres dinâmicos, em expansão, somos sempre diferentes de ontem, nos adaptando as mudanças do tempo.


"A cultura é aquilo que permanece no homem quando ele já esqueceu tudo o resto."
Émile Henriot - escritor francês

"A cultura não lida apenas com as artes e universidades, mas com todos os valores da sociedade humana, que a um governo democrático incumbe respeitar e vitalizar. "
Jorge Cunha Lima – jornalista, escritor, poeta, presidente da TV Cultura


Dos significados - o denotativo e o conotativo
Para saber o que significa uma palavra é bom recorrer ao dicionário, onde costumamos encontrar o significado denotativo, aquele que é um consenso e que foi definido como referência para nos orientar. Já o significado conotativo é o que se entende, o que imaginamos e interpretamos na palavra, pertence ao campo da subjetividade e pode inclusive gerar um conflito cultural, pois cada um pode entender de forma divergente, levando ao desentendimento...

No dicionário Aurélio, encontramos várias definições, precisamente 15 acepções, para Cultura... Segue algumas, começando pela etimologia da palavra, sua origem.

do latim cultura - cultivar, cuidarS. f. (substantivo feminino)1. Ato, efeito ou modo de cultivar; cultivo5. O conjunto de características humanas que não são inatas, e que se criam e se preservam ou aprimoram através da comunicação e cooperação entre indivíduos em sociedade. [Nas ciências humanas, opõe-se por vezes à idéia de natureza, ou de constituição biológica, e está associada a uma capacidade de simbolização considerada própria da vida coletiva e que é a base das interações sociais.]
6. A parte ou o aspecto da vida coletiva, relacionados à produção e transmissão de conhecimentos, à criação intelectual e artística, etc.
7. O processo ou estado de desenvolvimento social de um grupo, um povo, uma nação, que resulta do aprimoramento de seus valores, instituições, criações, etc.; civilização, progresso.
9. Refinamento de hábitos, modos ou gostos.
11. Antropologia. O conjunto complexo dos códigos e padrões que regulam a ação humana individual e coletiva, tal como se desenvolvem em uma sociedade ou grupo específico, e que se manifestam em praticamente todos os aspectos da vida: modos de sobrevivência, normas de comportamento, crenças, instituições, valores espirituais, criações materiais, etc. [Como conceito das ciências humanas, esp. da antropologia, cultura pode ser tomada abstratamente, como manifestação de um atributo geral da humanidade (cf. acepç. 5), ou, mais concretamente, como patrimônio próprio e distintivo de um grupo ou sociedade específica (cf. acepç. 6).]
12. Filosofia. Categoria dialética de análise do processo pelo qual o homem, por meio de sua atividade concreta (espiritual e material), ao mesmo tempo que modifica a natureza, cria a si mesmo como sujeito social da história.13. Tecnologia. Método ou atividade que consiste em promover, em meios artificialmente controlados, o desenvolvimento ou proliferação de matéria viva, como microrganismos, células e tecidos orgânicos, órgãos ou parte de órgãos.



Pescador de tarrafa no mar da Praia Formosa Cabedelo, fevereiro/2006 - Foto: Lilia TandayaFalamos em: Cultura de Massa, Cultura Popular, Cultura Erudita, Cultura Digital, Cultura Física, Cultura Material, Cultura Brasileira, Cultura Nordestina, Cultura Empresarial, Cultura Política, Patrimônio Cultural...


Pescador de tarrafa no mar da Praia Formosa Cabedelo, fevereiro/2006 - Foto: Lilia Tandaya O que não é cultura?
Tudo aquilo que diz respeito a natureza em si, aquilo que ninguém cultiva. Por exemplo: o mar, mas falamos de uma cultura marítima nos referindo as atividades que desenvolvemos ali.

Pescador de tarrafa no mar da Praia Formosa Cabedelo, fevereiro/2006 - Foto: Lilia TandayaEm um contexto social mesmo que nem todos os indivíduos se comportem da mesma forma, somos submetidos a um rótulo cultural que pode ser gerado até por uma minoria. Por exemplo: a maioria das pessoas de uma comunidade podem não ser corruptas, basta alguns cultivarem a corrupção para que se considere a comunidade possuidora de uma cultura da corrupção.



"São três as raízes da nossa cultura: a cultura ibérica, que é a cultura do privilégio; a cultura africana, que é a cultura da magia; e a cultura indígena, que é a cultura da indolência. Com esses ingredientes, o desenvolvimento econômico é uma parada..."
Roberto Campos - economista, diplomata e político brasileiro


"Investir em cultura não é caridade: é uma parceria que ajuda a projetar o Brasil internacionalmente."
Fernanda Montenegro – atriz brasileira 


Das secretarias e instituições culturais

Com o objetivo de identificar, valorizar e divulgar a cultura, locais como Secretarias de Cultura, repartições do poder público, atuam. Apresentação da Nau Catarineta de Cabedelo no São João de João Pessoa – Junho/ 2008 - Foto: Lilia TandayaTratam em específico das expressões artísticas dos indivíduos e coletivos, procurando promover na comunidade a manifestação das diversas linguagens - música, literatura, teatro, dança, o circo, as artes plásticas (pintura, escultura, fotografia, grafite...), os audiovisuais (cinema, vídeo...) e também o que se entende por cultura popular, o folclore, os folguedos, o artesanato, e ainda a moda e a gastronomia.

Apresentação da Nau Catarineta de Cabedelo no São João de João Pessoa – Junho/ 2008 - Foto: Lilia TandayaEm geral Secretarias de Cultura entendem que devem proporcionar entretenimento seguindo um calendário de festas mas, o ideal é reconhecer e estimular a produção cultural local. Ao realizar eventos de lazer para a população onde contratam músicos de outras regiões, estão desvalorizando os músicos locais e praticando uma evasão de recursos. É importante termos acesso a bons shows, usufruir da diversidade cultural, mas estes devem ser promovidos por outras instituições, empresas, até em parceria com o poder público, possibilitando um intercâmbio cultural.

Quando não cultivamos, valorizamos e prestigiamos a produção cultural de uma região ela corre o risco de ser massacrada por culturas mais fortes, mais valorizadas, e podem desaparecer, deixando a população sem identidade cultural. Isso gera empobrecimento inclusive econômico, pois o turismo, um dos grandes geradores de receita da atualidade, é motivado especialmente pela cultura que possa ser vivenciada no local.

Em tempo de eleição é importante votar com consciência cultural, escolhendo um candidato que tenha uma proposta real de valorização da cultura local. Para saber se ele vai cumprir com a proposta basta conhecer o seu histórico, pois somos hoje resultado do que fomos ontem. As boas mudanças não ocorrem de uma hora para outra, elas são conquistadas com empenho e responsabilidade cultural.

"Sem cultura moral não haverá nenhuma saída para os homens."
Albert Einstein – físico, autor da Teoria da Relatividade


* Parte desse texto foi publicado no jornal “O Povo”, que circula por Cabedelo, João Pessoa, Lucena e Santa Rita.

Um comentário:

Kátia Munhoz Cereso disse...

Obrigado pela explicação, este modo do explicar fica fácil entender o que é? e oque se entende?
Vivemos dentro de uma cultura e fazemos cultura!