quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Imagem da Cultura

Na segunda-feira da semana em que comecei o curso de “Antropológica da Comunicação e Culturas Midiáticas”, participei de uma reunião com o candidato a prefeitura de Cabedelo Luceninha sobre o Plano para a Cultura. Fiquei com a sensação de que a palavra Cultura, até por ter um significado muito amplo, acaba sendo usada bem genericamente... e depois de ler o artigo da Lúcia Santaella que foi lido também na sala durante a 2ª aula... Essa sensação se intensificou e acabei escrevendo... ’Cultura – O que é? E o que se entende?’ e ‘Das Referências e Equívocos Acadêmicos’ que posto aqui.

http://superprehistoria.blogspot.com/2008_03_01_archive.htmlA primeira Imagem sobre o que é Cultura que lembro passaram na Faculdade de Artes Plásticas em que me formei, da qual não sei a autoria, foi a seguinte...

"Um homem primitivo andando na busca por alimento, tropeçou em uma pedra e se cortou. Depois de esbravejar pela dor e pelo sangue que corria, pegou a pedra e percebeu nela a utilidade de ferir, e que poderia ser usada para atacar a caça ou o inimigo... Desde então tem descoberto e transformado os materiais da natureza”

Assim, podemos entender que essa capacidade de perceber e significar é Cultura... em constante expansão e evolução...

Nenhum comentário: